quarta-feira, 7 de setembro de 2011

As vantagens em investir no meio ambiente,Entrevista muito interessante

O diretor-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que o esforço oferece recompensas
Redação Época
 Divulgação
VANTAGENS
"Quanto mais a empresa brasileira estiver preparada para mostrar que é carbono free, maior será seu mercado e sua possibilidade de continuar exportando"
O Prêmio Época de Mudanças Climáticas conta com a participação de conselheiros sem vínculo direto com as empresas convidadas. José Augusto Coelho Fernandes, diretor-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), faz parte do grupo. Segundo ele, os benefícios em evitar as próprias emissões de gases poluentes são relevantes. O retorno é mais lucrativo do que o valor investido na área.
ÉPOCA - Como as empresas se beneficiam ao evitar suas próprias emissões de gases poluentes?
José Augusto Coelho Fernandes –
Se a empresa tem acesso a mecanismos de movimento limpo, ela consegue um impacto positivo sobre sua rentabilidade. Outro incentivo está relacionado ao fato de que muitas delas estão integradas. Se as empresas para quais elas exportam são provenientes de países com limites de emissão de carbono, essas compradoras buscam a “pegada de carbono” em toda a cadeia. Quanto mais a empresa brasileira estiver preparada para mostrar que é carbono free, maior será seu mercado e sua possibilidade de continuar exportando. Além disso, para os consumidores, a imagem da empresa pode ficar associada a uma preocupação com o meio ambiente.
 ÉPOCA - O investimento para diminuir o próprio impacto no meio ambiente pode afetar a competitividade da empresa?
Fernandes –
Sim. Mas, por exemplo, se eu troco a fonte de energia por uma mais limpa, posso calcular em quanto tempo terei o retorno desse investimento. Se existirem situações econômicas em que o esforço de redução de gás carbônico é muito severo para a empresa, ela pode optar por alternativas mais baratas como as políticas de abatimento de carbono – incluindo o reflorestamento. De qualquer maneira, ao realizar um inventário, ela pode descobrir um combustível alternativo ou desperdícios na produção.
 ÉPOCA - Qual a importância de ser transparente?
Fernandes –
Quando uma empresa se candidata a um prêmio que busca mostrar o desenvolvimento da suas atividades para diminuir a emissão de carbono, é importante que seja transparente. De alguma forma esse processo será monitorado pelos seus clientes e por outras empresas. Além disso, para defender sua empresa diante de órgãos reguladores internacionais, ela deve ser franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário