terça-feira, 31 de julho de 2012

Como proteger as lavouras contra queimadas


Tempo seco e baixa umidade podem causar prejuízos acidentais aos produtores

Agência Brasil
Com baixa umidade e temperatturas muito altas, o fogo de áreas sem cultivo pode se espalhar pelas lavouras








tempo seco e a baixa umidade do ar aumentam o risco de queimadas nesta época do ano. Em Mato Grosso, em pleno período de colheita da segunda safra de milho(safrinha), incêndios acidentais podem afetar as lavouras e trazer prejuízos aos produtores.
Na semana passada, a supervisora de projetos daAprosojaCristiane Sassagima, registrou um flagrante de queimada na região de Campos de Júlio, no oeste do estado. A área não possuía nenhum tipo de cultivo, porém, segundo supervisora, em frente ao local havia uma lavoura de milho prestes a ser colhida e o vento estava espalhando as faíscas.
Para evitar situações como essa, o período de proibição às queimadas em Mato Grosso está em vigor desde o dia 15 de julho e termina no dia 15 de setembro. A medida restringe o uso do fogo na zona rural e em áreas urbanas. Caso a umidade do ar continue abaixo do indicado após o término da proibição, o período pode ser prolongado. A Aprosoja está orientando os produtores rurais a prevenir e também sobre o que fazer no caso de suas propriedades serem atingidas por incêndios.
Entre as precauções estão a construção e manutenção de aceiros, que podem ser naturais como estradas, ou cursos d'água especialmente construídos para impedir a propagação de chamas. Um aceiro é uma faixa livre de vegetação, onde o solo fica exposto. De maneira geral os aceiros não são suficientes para deter incêndios, porém são extremamente úteis como meio de acesso e pontos de apoio para combater os focos de incêndios.
A redução do material combustível é também uma forma eficiente de se evitar a propagação dos incêndios, além da disponibilidade de locais para captação de água para para ajudar no controle do fogo. Segundo a Aprosoja, os produtores devem evitar colheitas entre 10h e 14h, período mais quente do dia e mais propício para a incidência de fogo acidental nas lavouras. Revisar os equipamentos, levar um suporte de tanque de água para o caso de as máquinas soltarem faíscas, evitar fumar e jogar bitucas de cigarro na beira da estrada e procurar colher na direção oposta ao vento também são medidas que podem evitar o fogo acidental. 


Caso o produtor tenha a propriedade atingida pelo fogo deve comunicar imediatamente o corpo de bombeiros ou aprefeitura municipal, onde deve registrar a ocorrência. Também é recomendada a coleta do maior número de provas possível para evidenciar os danos causados pelo fogo. 

Em Mato Grosso, o valor da multa para quem for flagrado ateando fogo no período de proibição varia de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare em áreas de floresta. O infrator também pode ser detido e responder por crime ambiental.

Fonte: Globo Rural On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário