quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Insetos são fundamentais para o funcionamento do ecossistema

Os insetos são invertebrados que possuem um esqueleto externo, chamado exoesqueleto, formado de quitina. Eles têm seu corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdome) e possuem três pares de pernas inseridas na região do tórax. Este é o grupo de animais mais diversificado existente em nosso planeta. Já foram descritas mais de 800 mil espécies no mundo. Esses organismos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, possuindo adaptações para viver em cavernas, ambientes de água doce e água salgada, desertos, dentro de frutos e até mesmo parasitando outros animais invertebrados e vertebrados.
A reprodução dos insetos pode ocorrer de formas distintas, embora a mais comum seja a sexuada. “A reprodução dos insetos é geralmente sexuada, ou seja, é quando ocorre a fusão dos gametas masculinos e femininos. São, em sua maioria, ovíparos, quando os ovos fertilizados completam seu desenvolvimento embrionário fora do corpo da fêmea. Esses ovos são depositados próximos à fonte de alimento, para que os jovens possam se alimentar para completar o seu desenvolvimento até a fase adulta”, ensina Gizelle.
Globo ecologia: fungos da floresta (Foto: Divulgação/Laboratório de Citotaxonia e Insetos Aquáticos/INPA)Espécie com sifão respiratório exterior ao corpo
(Foto: Divulgação / Laboratório de Citotaxonia e
Insetos Aquáticos / Inpa)
Os insetos são importantes para o funcionamento de diversos ecossistemas,  porque são utilizados como alimento por pássaros, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e invertebrados. Eles estão presentes em todos os níveis da cadeia alimentar, com exceção dos produtores (algas e plantas). Os insetos são um importante elo entre os produtores e os consumidores, sendo fundamental no fluxo de energia dos ecossistemas terrestre e aquático, além de terem extrema importância na polinização das flores.
Esses organismos também são importantes do ponto de vista econômico, pois através da polinização das plantas tornam possível a existência de produtos agrícolas. São os responsáveis pela produção de mel e seda, e também podem ser excelentes modelos para estudos biológicos. Alguns grupos podem ser considerados pragas agrícolas, como também vetores de doenças para seres humanos e animais. Mas também podem ser utilizados como alimento pelos seres humanos e na medicina.




Fonte:Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário