quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Algodão ecologicamente correto


O algodão produzido nas quatro regiões brasileiras participantes do Better Cotton Initiative (BCI) foi 100% licenciado pela entidade. Goiás participa do projeto-piloto do programa implantado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), com quatro grandes propriedades produtoras de algodão da região de Rio Verde e Montividiu. Juntas, elas somam 11.644 hectares plantados de algodão que seguem os critérios BCI de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A estimativa de produção no Brasil na safra 2010/2011 é de 42,5 mil, sendo 19,9 mil toneladas de fibra oriundas de Goiás.
O BCI é uma organização que reúne entre seus membros produtores, indústrias, traders, entre outros órgãos voltados à cadeia produtiva de algodão mundial. A entrada da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), responsável pela implementação do projeto no País, junto às estaduais, respaldou, em 2009, o sistema de produção brasileiro e reforçou o respeito às leis ambientais, trabalhistas e sociais. “Os produtores de Goiás possuem uma visão muito empreendedora e rapidamente compreenderam os benefícios do programa”, comenta a coordenadora de sustentabilidade da Abrapa, Andréa Aragón.
A coordenadora explica que o trabalho da Agopa junto aos produtores, por meio do Programa de Responsabilidade Socioambiental do Algodão (Psoal), facilitou a implantação das medidas do BCI nas lavouras. “Além disso, muitos produtores já praticam diversas técnicas de preservação do solo e do meio ambiente, fatores indispensáveis para o cumprimento dos critérios mínimos de produção exigidos pelo BCI”, diz. Além de Goiás, participam do projeto-piloto produtores da Bahia, do Mato Grosso e de Minas Gerais.
Participação brasileiraA entrada da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), responsável pela implementação do projeto no País, respaldou, em 2009, o sistema de produção brasileiro e reforçou o respeito às leis ambientais, trabalhistas e sociais. O objetivo do programa é incentivar a produção de um algodão que respeite o meio ambiente e que atenda a todas as exigências da legislação trabalhista, com a oferta de condições de trabalho seguras aos trabalhadores rurais.
A ideia da implementação de algodão sustentável iniciou em 2006 pelo BCI, que reúne entre seus membros produtores, indústrias, traders, entre outras ONGs. Atualmente, ele é adotado também no Paquistão, Mali e Índia, que envolvem juntos 151 mil produtores. Entre as determinações do BCI está a utilização de menos água e pesticidas durante o cultivo e estimula a rotação de culturas e o plantio direto que melhoram a qualidade do solo. Além disso, preza relações justas relações justas de trabalho e a preservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário