sexta-feira, 11 de maio de 2012

Embraer fatura R$ 5 mi com avião a etanol em feira agrícola

O mercado agrícola vai de vento em popa para a brasileira Embraer, que fabrica o avião pulverizador Ipanema movido a etanol. Na última semana, a empresa fechou negócios totalizando mais de R$ 5 milhões durante a feira de tecnologia agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
"Vendemos sete aviões Ipanema na Agrishow 2012 e superamos a marca do ano anterior, quando fechamos seis negócios", diz Fabio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para o modelo. O Ipanema é movido a etanol.
 
Os negócios incluem clientes atuais que decidiram expandir suas frotas e novos clientes. Cada unidade custa entre R$ 700 mil e R$ 800 mil, dependendo dos equipamentos incluídos.
O avião é empregado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas, mas também pode ser utilizada no combate a incêndios, povoamento de rios (com peixes) e combate a transmissores de doenças (como mosquitos) e larvas.

Vendas do Ipanema aumentaram 45% em 2011

Em 2011, foram vendidos 58 Ipanema no Brasil e Mercosul, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. A expectativa da Embraer para 2012 é ultrapassar a marca do ano passado.
O Ipanema é fabricado há mais de 40 anos, segundo a Embraer, e atingiu a marca de 1.200 unidades entregues em janeiro.
Segundo a empresa, trata-se do primeiro avião produzido em série no mundo a sair de fábrica certificado para voar com etanol, o mesmo combustível usado nos automóveis.
A versão da aeronave movida a etanol começou a ser produzida em 2005 e hoje representa aproximadamente 25% da frota em operação.
O Ipanema é produzido pela Neiva, subsidiária da Embraer localizada em Botucatu (SP) e que também fabrica componentes e subconjuntos para os jatos regionais Embraer da família 145, 170/190, Phenom, e para a linha de aviões militares.
"A reação dos produtores rurais (na Agrishow) é bem positiva e a nossa expectativa é bastante interessante, uma oportunidade de estarmos perto dos clientes e mostrar o produto", diz o gerente comercial da Embraer, Fábio Bertoldi Carretto.

Carretto afirma que a empresa tenta, na feira, mostrar aos produtores a vantagem de um avião "ecologicamente correto". Além de menos poluente do que um movido a gasolina de aviação, a potência é 7% maior, segundo ele. "É possível carregar mais produtos e voar mais hectares com eficiência operacional mais elevada."
 
 Foto: Mariana Oliveira / G1

Cabine da aeronave agrícola Ipanema, exposta na Agrishow 2009, que custa R$ 642 mil (Foto: Mariana Oliveira / G1)

O Ipanema custa R$ 642 mil na versão a álcool e vem com GPS e ar condicionado. Ele é confeccionado sob encomenda.

A conversão de uma aeronave de gasolina para álcool custa R$ 69 mil.

"A conversão tem custo baixo perto do benefício que se tem em relação ao custo operacional. O álcool é mais barato que a gasolina de aviação. Estudos mostram que o investimento se paga rápido", diz o gerente da Embraer

Fonte:G1 e UOL...

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