sexta-feira, 2 de março de 2012

Quais são as pedras mais preciosas?

Pedras preciosas são minerais valorizados pela sua raridade na natureza e por qualidades físicas como a beleza e a dureza. Após receber um tratamento adequado, como a lapidação e polimento, o mineral é usado na confecção de jóias e objetos de arte. A gemologia estuda a física, química e genética das pedras preciosas, assim como outras substâncias não-minerais usadas com o mesmo fim, como pérolas. Várias propriedades são consideradas na avaliação da beleza e valor das gemas, entre as quais se destacam a reflexão das cores do arco-íris em suas facetas; o reflexo nacarado característico das opalas; e o efeito estrelado da luz refletida por alguns brilhantes.

Nesse artigo, vamos mostrar as 6 pedras mais preciosas da atualidade.

6. Ametista

Uma das pedras preciosas mais conhecidas e apreciadas, a ametista é uma variedade de quartzo de cor roxa, devida à presença de ferro como impureza. Essa cor varia de um roxo bem claro até o bem escuro, e quanto mais escura a cor mais valiosa é a ametista.
5. Topázio



Pedra preciosa cintilante e rara, muito usada em jóias. Apresenta-se incolor ou com varias cores. É formado por uma combinação de alumínio, silício, oxigênio, flúor e oxidrila.

4. Rubi


O valor de um rubi é determinado por sua cor. Quanto mais vermelho, mais ele vale. Tem tudo que uma pedra preciosa deve ter, cor magnífica, excelente dureza e brilho excepcional. Além disso, é bastante raro. É a variedade vermelha do mineral chamado corindon, um dos mais raros minerais da Terra. Traços de elementos como cromo, ferro, titânio e vanádio são responsáveis pela cor avermelhada.


3. Safira


As safiras são uma das pedras mais duras do planeta; apenas os diamantes as ultrapassam na dureza.  Este óxido de alumínio ou alumina deve a sua cor ao ferro e ao titânio. Geralmente são azuis, mas existem as safiras verdes, violetas, rosas e ainda as famosas alaranjadas.


2. Esmeralda

Essas pedras preciosas são uma variedade rara do mineral berilo. Elas são verdes por causa de seu alto teor de crômio. Os maiores produtores de esmeraldas naturais são Colômbia, Sri Lanka, Zimbábue, Índia, Áustria, Brasil, Rússia e África do Sul.

1. Diamante
De todas as pedras preciosas, o diamante é o “rei”. Embora apareçam em uma variedade de formas e tamanhos o que realmente conta são a cor, o corte, a transparência e, é claro, o seu quilate. Tão alto quanto sua beleza, é o preço. Como joia, o diamante custa cerca de U$ 1000,00/quilate, ao passo que um diamante industrial custa apenas U$ 4,00/ quilate. É a pedra mais dura existente na Terra. A África do Sul é o principal produtor de diamantes. Um dos diamantes mais famosos é o “Hope”, uma pedra enorme, azul, rara. Está envolvido nas mortes trágicas de doze pessoas; também causou tragédias em duas famílias reais. É parte de uma pedra maior, que pertenceu ao rei francês, Luiz XIV.
 
Fonte:http://misteriosdomundo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário