segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Comercialização da Produção Agrícola

Desde que o homem começou a produzir gêneros agrícolas visando vender e lucrar com a sua produção, existe o problema da comercialização. No início, havia a troca ou escambo da safra, depois, a venda com pagamento em dinheiro ou preciosidades como ouro ou prata. Independente do modo de comercialização, a venda sempre apresentou suas complicações. Os valores de mercado, muitas vezes, não são justos com os produtores que, por sua vez, podem aproveitar valores maiores quando a produção é escassa.

Nos dias de hoje, existem cotações, índices variações de mercado constantes. Numa economia globalizada, quando a produção de um produto em um país que seja grande exportador diminui, o preço da mercadoria aumenta imediatamente em todo o mundo e quando há super safras, o preço "despenca". O agricultor comum não pode controlar nem influenciar essas flutuações de mercado, portanto o que pode ser feito é sempre procurar o melhor negócio para sua produção, o que não costuma ser fácil.

Os agricultores iniciantes sempre encontram dificuldades em escoar sua produção. Para solucionar esse problema, devem seguir alguns passos básicos, tentando vender e encontrar um valor razoável para a sua safra.

Em primeiro lugar, deve procurar se informar como os produtores da região costumam fazer, para quem eles costumam vender. O segundo passo é procurar se filiar à uma cooperativa de produtores, onde poderá manter contato com outros produtores e encontrar assessoria para suas dúvidas técnicas e de comercialização. Algumas cooperativas comercializam a produção de seus cooperados e, muitas vezes, são elas que efetivamente compram as produções, por já manterem relações com grandes compradores que dependem da produção vendida pela cooperativa. Além disso, as cooperativas são responsáveis por uma grande parte das exportações feitas no País. De uma maneira geral, o agricultor deve "fugir" do atravessador, aquele intermediário que compra a produção e a revende nas grandes cidades, muitas vezes, diretamente para supermercados. Isso acontece, principalmente com frutas e legumes.

Outra possibilidade, mas que só é viável para produtores que façam bons contatos comerciais, é a venda direta para os supermercados e restaurantes das grandes cidades. Com isso, o produtor rural encontra melhores preços e condições de recebimento da mercadoria vendida.

Quando o produtor rural não encontrar ajuda nas cooperativas da região, deve procurar outras, mesmo que mais distantes. Quando a cooperativa ficar mais distante do produtor, isso implicará num custo maior de transporte, que deve ser levado em consideração na planilha de custos, para que a produção continue economicamente viável.


Fonte:RuralNews

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