segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Benfeitorias em propriedades rurais proporcionam bons lucros


 logo cna senar
Qualificação profissional
Benfeitorias em propriedades rurais proporcionam bons lucros

RuralNews - Da Redação
Quando se é um proprietário rural, ou seja, dono de uma fazenda, sítio, etc., isto implica em várias condições diferentes dos proprietários de imóveis urbanos, principalmente pelo fato de uma propriedade rural ser um "misto" de moradia, lazer e empreendimento.

Como todos sabem, uma propriedade rural pode ser um lucrativo empreendimento empresarial, tradicionalmente fazendo de muitos produtores, prósperos empresários. Tal fato aumenta a importância da propriedade que é um grande patrimônio que pode e deve ser valorizado. Mas, como fazer isto? Qualquer propriedade rural vale de acordo com a sua localização, tamanho, instalações (onde inclui-se as instalações produtivas, áreas de lazer e moradia) e potencial de produção.

Tendo em vista estes fatores de valorização, o proprietário pode e deve investir em benfeitorias, num ou mais destes itens, para que o valor da sua propriedade e do seu negócio seja aumentados. Muitas vezes, quando o produtor deseja se desfazer de todas ou mesmo parte de suas propriedades, fazer algumas benfeitorias pode ajudar a conseguir melhores preços ou mesmo que sejam encontrados compradores, com maior facilidade.

Quais os tipos de benfeitorias mais indicadas para as propriedades rurais?
Normalmente, as mais indicadas são as de infra-estrutura e conservação como, por exemplo, manutenção das casas, currais e cercas. Quando não há pontos de energia elétrica em locais importantes da propriedade isso, também, deve ser resolvido. Outro ponto importante na área de infra-estrutura é a água. Deve-se verificar se há disponibilidade de água nos principais pontos da fazenda ou sítio. Caso não haja em algum lugar importante, deve ser estudada a possibilidade de se levar água até lá e a viabilidade econômica desta medida, de acordo com a utilidade e valorização da propriedade.

Outras medidas que valorizam as propriedades rurais são o número de animais, tanto para trabalho como nas criações, área plantada e conservação das criações e plantações e, principalmente, o que é criado e plantado. Além disso, o maquinário agrícola disponível e as instalações mais específicas, como as para ordenha mecânica ou beneficiamento de café valorizam muito a propriedade.

O proprietário rural deve sempre ter em mente que, quando adquire uma máquina ou animal, ou mantém a conservação das instalações, isto não deve ser considerado como simples despesas mas sim como um investimento para aumentar o seu patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário