sábado, 1 de setembro de 2012

Plantio direto

O Plantio Direto é um sistema que traz grandes vantagens ao meio ambiente, diminuindo a excessiva movimentação sofrida pelo solo nos sistemas de plantio convencionais. Através desta prática, a semeadura é feita diretamente no solo não preparado, num sulco de largura e profundidade suficientes apenas para cobrir a semente.
Livre de gradagens e arações, o plantio pode ser feito diretamente sobre a palha oriunda da dessecação da resteva da cultura anterior ou da cultura de cobertura plantada. Com isso, obtém-se uma sensível economia de máquinas, combustível e mão-de-obra.
Soluções Roundup de Plantio Direto
Um dos principais motivos de sucesso do Plantio Direto é a conservação do solo. Através da permanência da cobertura morta sobre a superfície da área, o agricultor minimiza os riscos de erosão, evitando que o impacto da chuva ou do vento carregue as partículas de solo. Além disso, a umidade local é preservada por esta cobertura, mantendo um equilíbrio físico-químico de nutrientes às culturas.
A sustentabilidade da agricultura depende, entre outros fatores, do uso de práticas conservacionistas que minimizem a degradação dos solos, reduzindo assim as suas perdas.

Agricultura sustentável, só com plantio direto.

Foi na década de 70 que surgiu a tendência de utilização de métodos conservacionistas de cultivo, que desestimulavam o uso do arado, abrindo portas para o desenvolvimento de novas máquinas, herbicidas e o Sistema de Plantio Direto. Na mesma época surgia Roundup, e com ele era inaugurada uma nova etapa na história da agricultura em todo o mundo, pois assim como o Plantio Direto respeita a natureza contribuindo para um perfeito manejo dos recursos naturais, do solo e da água, a marca Roundup tem um compromisso firmado com a tecnologia, a produtividade da lavoura e a sustentabilidade da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário