domingo, 31 de julho de 2011

Algodão ecologicamente correto

O algodão produzido nas quatro regiões brasileiras participantes do Better Cotton Initiativa
Goiás participa do projeto-piloto do programa, por meio da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), com quatro grandes propriedades produtoras de algodão da região de Rio Verde e Montividiu.

Juntas, elas somam 11.644 hectares plantados de algodão que seguem os critérios BCI de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A estimativa de produção na safra 2010/2011 é de 19,9 mil toneladas de fibra, 47% do total da produção brasileira estimada.

O BCI é uma organização que reúne entre seus membros produtores, indústrias, traders, entre outros órgãos voltados à cadeia produtiva de algodão mundial. A entrada da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), responsável pela implementação do projeto no País, junto às estaduais, respaldou, em 2009, o sistema de produção brasileiro e reforçou o respeito às leis ambientais, trabalhistas e sociais.

Além de Goiás, participam do projeto-piloto produtores da Bahia, do Mato Grosso e de Minas Gerais, que somadas as produções nos quatro Estados, a estimativa é que sejam colhidas 42,5 mil toneladas da fibra.

Um comentário: